terça-feira, 22 de julho de 2008


Como é difícil comentar os trabalhos de colegas.

Sou professora estou acostumada a fazer avaliações dos meus alunos. Mas é diferente pois com eles convivo diariamente e os conheço mais.

E avaliar o trabalho de uma colega é diferente, pois afinal de contas estamos todos aqui para aprender.

Sei que a troca é importante e auxilia na nossa trajetória de aprendizagem, trazendo novos conhecimentos e questionamentos.

Eu particularmente não me sinto a vontade em comentar os trabalhos de minhas colegas.

Um comentário:

Leonardo Porto disse...

Oi Sandra,

concordo com a sua observação sobre a dificuldade de avaliar os blogs das colegas. Mas esta dificuldade, nós, professores também sentimos (não é fácil ser professor de professor!). A solução que eu encontro é analisar os aspectos formais das postagens nos blogs:
1. A postagem descreve claramente uma aprendizagem?
2. Na postagem, existem evidências (comprovação) da aprendizagem?
3. Existem, na postagem, argumentos que provem que as evidências comprovam a aprendizagem?
Lembre-se, o blog do portfólio é uma atividade de auto-avaliação objetiva, ou seja, não basta dizer o que aprendeu, é preciso comprovar a aprendizagem. O que nada mais é do que refletir sobre as aprendizagens realizadas.
Sugiro que voc~e uise estes critérios para analisar novamente as postagens da Marga, ou, pelo menos, para analisar as postagens da segundo blog.
Um abraço, Leonardo.