quinta-feira, 17 de setembro de 2009

EJA

Iniciei a trabalhar na EJA, faz uns 4 meses, entrei cheia de idéias e de vontade. Mas percebi logo de inicio que no grupo em que me encontro as coisa não são tão fáceis.
Inicialmente comecei com uma turma de etapa I II III, as atividades passadas para eles eram muito infantilizadas, não se via a utilização da bagagem dos alunos para suas aprendizagens.
Pela fala dos outros professores percebi que todos acreditam que os alunos só aprendem copiando e memorizando conteúdos.
É muito triste!!!
Uma certa noite cheguei a colocar para o grupo que deveríamos nos dar conta que assim como nós os alunos também estão em um terceiro turno e com isso as aulas deveriam ser mais motivadoras e interessantes tanto para nós como para eles, não fui ouvida!
Atualmente estou com o laboratório de informática, estou trabalhando com todas as etapas e todas as disciplinas, espero que agora consiga fazer um trabalho que realmente envolva os alunos, mas já percebi que isto não vai depender só de mim, mas do grupo de professores, pois muitos já disseram que não vão levar os alunos nos dias proporcionados, pois dá muita bagunça.
E com isto percebo que muitos professores que trabalham na EJA não conhecem ou não fazem uso das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.

Nenhum comentário: