segunda-feira, 15 de novembro de 2010

2009/2 - EIXO VII

2009/2 – EIXO VII

1. Seminário VII
2. Didática, Planejamento e Avaliação
3. Educação de Jovens e Adultos no Brasil
4. Língua Brasileira de Sinais
5. Linguagem e Educação

Este semestre foi importante, pois tive a oportunidade de rever as questões relacionadas a planejamento e avaliação. Por muitas vezes na minha prática em sala de aula realizava os planejamentos das aulas mas não era tão detalhista e com esta disciplina percebi o quanto é importante para o bom desenvolvimento de uma aula ela estar bem planejada e organizada, e principalmente quando terminar fazer uma avaliação reflexiva sobre o que deu certo e o que não foi produtivo, procurando não avaliar somente o aluno mas sim a minha prática, conteúdo e metodologia.
Outro fato importante foi que a disciplina de Educação de Jovens e Adultos ocorreu bem no semestre em que iniciei a trabalhar com a EJA, com isto consegui fazer um paralelo entre a teoria e a prática que estava iniciando. Pude constatar pelo menos na minha escola que de tudo que estava aprendendo na faculdade, muito pouco era colocado em prática nas escolas que oferecem EJA.
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), já conhecia e inclusive muito da historia dos surdos, por este motivo esta disciplina não teve muitas novidades. Na realidade penso que as pessoas que nunca tiveram contato com LIBRAS, não devem ter aprendido muito, pois se trata de uma disciplina muito prática é necessário ter contato direto com quem esta ensinando pois nos vídeos quem não conhece se perde para tentar entender os diálogos que nos foram mostrados e solicitado para traduzir.

Nenhum comentário: